ORIENTE MÉDIO

Israel mata líder do Hamas que planejou atentado de outubro de 2023

Forças de Defesa de Israel confirmaram a morte de Yahya Sinwar após "processo de identificação do corpo"

O chanceler israelense, Israel Katz, anunciou, nesta quinta-feira (17/10), que o líder do Hamas, Yahya Sinwar, foi "eliminado" na quarta-feira (16/10). Em nota à imprensa, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) confirmaram a conclusão do "processo de identificação do corpo" e, consequentemente, a morte de Sinwar.

Em publicação da rede social X, às 14h06 desta quinta, pelo horário de Brasília, o perfil oficial de Israel informa: "Yahya Sinwar: eliminado".

A morte ocorreu durante operação militar na Faixa de Gaza. "Após uma perseguição de um ano, ontem (quarta-feira), 16 de outubro de 2024, soldados das IDF do Comando Sul eliminaram Yahya Sinwar, o líder da organização terrorista Hamas, em uma operação no sul da Faixa de Gaza", declara nota à imprensa. "Yahya Sinwar planejou e executou o Massacre de 7 de outubro (de 2023), promoveu sua ideologia assassina antes e durante a guerra e foi responsável pelo assassinato e sequestro de muitos israelenses."

Segundo a nota, Sinwar teria se escondido entre a população civil de Gaza e em túneis do Hamas no local. Diversas operações realizadas pelas forças de defesa israelense desde o ano passado, e em especial nas últimas semanas, teriam "restringido o movimento operacional" do líder do Hamas, até a "eliminação" de fato, ocorrida na quarta-feira.

Segundo a AFP, o líder da Câmara de Representantes dos EUA disse que a "morte" do líder do Hamas "traz esperança".

Mais Lidas