EGITO

Arqueólogos encontram espada de 3 mil anos com insígnia de faraó egípcio

Peça de 3.000 anos foi encontrada durante uma escavação em um forte militar ao noroeste do delta do Nilo

Durante uma escavação em um acampamento militar em Tell Al-Abqain, ao noroeste do delta do Nilo, arqueólogos encontraram uma espada com uma insígnia do faraó Ramsés II. As informações são do Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito. A peça, que possui cerca de 3.000 anos, é feita de bronze e, mesmo com o passar do tempo, continuou brilhante após a limpeza de detritos.

Ramsés II foi um dos faraós mais famosos e poderosos do Egito. É o responsável por liderar o país por 66 anos, de 1279 a.C a 1213 a.C, feito que talvez nenhum outro faraó tenha conseguido. Embora a Bíblia não evidencie o nome do faraó que governava o Egito naquela época, pesquisadores acreditam que ele era o líder do Egito que escravizou o povo israelita na história de Moisés, no livro de Êxodo.

Um fato curioso é que a espada foi encontrada em uma zona militar ao invés de uma tumba sagrada, o que leva a crer que ela pertenceu a um oficial importante de Ramsés II. O complexo militar, construído no período do Novo Império, também abrigava outros objetos dos soldados.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Mohamed Ismail Khaled, disse à imprensa que o forte era um dos pontos de concentração do exército egípcio para proteger as fronteiras, tanto de ataques por terra como por mar. Além de armas, o lugar também contava com potes de cerâmica para armazenar comida e vestígios de animais mortos.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

 

Mais Lidas