A empresa de Elon Musk, SpaceX, “capturou” com sucesso o propulsor do megafoguete Starship, parte inferior da nave, que voltou à plataforma de lançamento, em Boca Chica, no Texas. O quinto teste de decolagem do foguete não tripulado ocorreu neste domingo (13/9).
Em vídeo compartilhado pela SpaceX, nota-se que antes que o propulsor, denominado Super Heavy, chegasse ao solo ao voltar para a plataforma de lançamento, braços robóticos que estavam montados na torre, conhecidos como "palitos", se fecharam sobre o equipamento e o imobilizaram.
O primeiro estágio se separou da aeronave após somente dois minutos e 41 segundos de voo, dando início ao seu retorno controlado para a plataforma de lançamento. Além de reintegrar o propulsor à sua base, um dos objetivos primordiais da missão foi executar a reentrada e o pouso controlado da Starship, que foi guiada para um mergulho no Oceano Índico.
A decolagem ocorreu às 7h25 locais (9h25 de Brasília) e foi transmitido ao vivo pela empresa de satélites, a Starlink. "Amigos, este é um dia para os livros de história da engenharia", disse um porta-voz da SpaceX durante a transmissão ao vivo da empresa, após o propulsor ser capturado e a equipe de controle celebrar o feito.
Nas redes sociais, Musk celebrou a manobra inédita. No X, antigo Twitter, o bilionário escreveu: "A torre pegou o foguete!!".
*Com informações da AFP
Saiba Mais
-
Mundo Com envio de soldados e equipamento antiaéreo, EUA aumentam participação no conflito do Oriente Médio ao lado de Israel
-
Mundo As células que protegem, mas também podem destruir nosso cérebro
-
Mundo O dilema existencial de Barcelona por causa do turismo excessivo: 'É impossível tomar uma cerveja na praça'
-
Mundo Nobel de Economia vai para trio que estudou prosperidade entre países
-
Mundo 'Quando a ambulância chegou, já estávamos velando meu marido': a vida no município com pior IDH do Brasil
-
Mundo As incríveis imagens do lendário navio naufragado de Shackleton, que afundou em 1915 na Antártida