A escritora sul-coreana Han Kang ganhou, nesta quinta-feira (10/10), o Prêmio Nobel da Literatura deste ano. A autora de 53 anos, que escreve poemas e romances, foi premiada pela "intensa prosa poética, que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana".
Han Kang nasceu em 1970 na cidade sul-coreana de Gwangju. Aos nove anos ela se mudou com a família para a capital Seul. Junto com a escrita, ela também se dedicou à arte e à música.
O grande sucesso internacional de Han Kang veio com o romance The Vegetarian, de 2007. Escrito em três partes, o livro retrata as consequências que ocorrem quando a protagonista Yeong-hye se recusa a se submeter às normas de ingestão alimentar. A decisão de não comer carne é recebida com várias reações totalmente diferentes.
O comportamento da protagonista é rejeitado pelo marido e pelo pai autoritário, e ela é explorada eroticamente e esteticamente pelo cunhado. Além disso, a personagem é internada em uma clínica psiquiátrica, onde a irmã tenta resgatá-la e trazê-la de volta. No entanto, Yeong-hye afunda cada vez mais em uma condição semelhante à psicose.
"Em sua obra, Han Kang confronta traumas históricos e conjuntos invisíveis de regras e, em cada uma de suas obras, expõe a fragilidade da vida humana. Ela tem uma consciência única das conexões entre corpo e alma, os vivos e os mortos, e em seu estilo poético e experimental tornou-se uma inovadora na prosa contemporânea", diz Anders Olsson, presidente do Comitê Nobel.
Saiba Mais
-
Mundo Como os zoológicos protegem os animais de furacões
-
Mundo Furacão Milton provoca mortes após tocar o solo da Flórida
-
Mundo Furação Milton chega à Flórida destruindo casas e provocando inundações
-
Mundo As pessoas viciadas em buscar imóveis na internet: 'É meu pornô'
-
Mundo 'Em busca da coruja de ouro': como terminou após 30 anos uma das caças ao tesouro mais longas do mundo
-
Mundo Guerra no Líbano: 'Meus patrões me trancaram em casa e fugiram para se salvar'