O furacão Milton voltou à categoria 5 nesta quarta-feira (9/10). O fenômeno deve chegar à costa centro-oeste da Flórida na noite desta quarta-feira (9/10). Antes de chegar aos Estados Unidos, Milton passou perto da Península de Yucatán, no México, na segunda-feira (7/10), causando chuvas intensas, ventos fortes e ondas.
"Milton vem mantendo sua força como categoria catastrófica 5 sobre o sudeste do Golfo do México. Satélite e as imagens do radar Doppler indicam que o grande furacão tem um núcleo interno compacto, simétrico e muito poderoso. Uma grande área de tempestade destrutiva, com maiores inundações de 10 pés ou mais, é esperado ao longo de uma parte do centro-oeste costa da Península da Flórida", alerta o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).
Veja os vídeos:
"São esperados ventos devastadores com força de furacão em partes da costa oeste da Flórida, onde um alerta de furacão está em vigor. A previsão é que Milton continue sendo um furacão enquanto atravessa o Península da Flórida e ventos com força de furacão que ameaçam a vida, especialmente em rajadas", acrescenta o comunicado.
Além disso, há risco de chuvas fortes até quinta-feira (10/10), com relâmpagos e inundações. "Esta é uma situação muito séria e os moradores da Flórida devem seguir rigorosamente as ordens dos funcionários de gestão de emergência. Milton tem potencial para ser um dos furacões mais destrutivos já registrados no centro-oeste Flórida", frisa o NHC.
Saiba Mais
-
Diversão e Arte Por que a obra de João do Rio, apesar de sua enorme popularidade, caiu no esquecimento?
-
Mundo Astronauta faz imagens do Furacão Milton visto do espaço; veja vídeos
-
Mundo Lily Ebert, escritora e sobrevivente do Holocausto, morre aos 100 anos
-
Mundo Furacão Milton: por que furacões estão ficando mais fortes e perigosos
-
Mundo Nobel de Química vai para trio de cientistas que decifrou proteínas
-
Mundo Quando o furacão Milton vai atingir a Flórida?