A Força Naval de El Salvador apreendeu mais de 1.500 quilos de cocaína transportados em um navio equatoriano nas águas do oceano Pacífico, informou o presidente Nayib Bukele nesta quinta-feira (17/10).
"920 milhas náuticas [1.704 km] a sudoeste de Bocana El Cordoncillo [...], um navio equatoriano que transportava 1.551 quilos de cocaína foi interceptado", disse o presidente em sua conta na rede X.
A tripulação do barco foi detida, mas Bukele não especificou sua quantidade ou nacionalidade.
O presidente indicou que uma hora e meia depois da captura do navio equatoriano, na mesma área foi detectada "uma segunda embarcação tripulada por três cidadãos mexicanos que iam receber a remessa" de drogas.
Os três mexicanos também foram detidos "e serão colocados à disposição dos tribunais", disse Bukele.
Com esta operação, El Salvador apreendeu "mais de 12 toneladas de drogas em alto-mar em menos de sete meses", acrescentou o presidente.
- Leia também: El Salvador: Autocracia e mão dura contra o crime
Nuestra Fuerza Naval ha realizado una nueva incautación de drogas.
— Nayib Bukele (@nayibbukele) October 17, 2024
A 920 millas náuticas (1,704 km) al suroeste de la Bocana El Cordoncillo, Estero de Jaltepeque, se interceptó una embarcación ecuatoriana que transportaba 1,551 kilos de cocaína, valorados en 28.7 millones de… pic.twitter.com/WVxOZUyh0n
El Salvador e os demais países da América Central são classificados como países de trânsito de cocaína dos países produtores da América do Sul para os Estados Unidos.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br