ORIENTE MÉDIO

Israel mata líder do Hamas que planejou atentado de outubro de 2023

Forças de Defesa de Israel confirmaram a morte de Yahya Sinwar após "processo de identificação do corpo"

Forças de Defesa de Israel confirmam conclusão do
Forças de Defesa de Israel confirmam conclusão do "processo de identificação do corpo" e, consequentemente, a morte de Yahya Sinwar, líder do Hamas - (crédito: Reprodução/X/@israel)

O chanceler israelense, Israel Katz, anunciou, nesta quinta-feira (17/10), que o líder do Hamas, Yahya Sinwar, foi "eliminado" na quarta-feira (16/10). Em nota à imprensa, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) confirmaram a conclusão do "processo de identificação do corpo" e, consequentemente, a morte de Sinwar.

Em publicação da rede social X, às 14h06 desta quinta, pelo horário de Brasília, o perfil oficial de Israel informa: "Yahya Sinwar: eliminado".

A morte ocorreu durante operação militar na Faixa de Gaza. "Após uma perseguição de um ano, ontem (quarta-feira), 16 de outubro de 2024, soldados das IDF do Comando Sul eliminaram Yahya Sinwar, o líder da organização terrorista Hamas, em uma operação no sul da Faixa de Gaza", declara nota à imprensa. "Yahya Sinwar planejou e executou o Massacre de 7 de outubro (de 2023), promoveu sua ideologia assassina antes e durante a guerra e foi responsável pelo assassinato e sequestro de muitos israelenses."

Segundo a nota, Sinwar teria se escondido entre a população civil de Gaza e em túneis do Hamas no local. Diversas operações realizadas pelas forças de defesa israelense desde o ano passado, e em especial nas últimas semanas, teriam "restringido o movimento operacional" do líder do Hamas, até a "eliminação" de fato, ocorrida na quarta-feira.

Segundo a AFP, o líder da Câmara de Representantes dos EUA disse que a "morte" do líder do Hamas "traz esperança".

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 17/10/2024 14:26 / atualizado em 17/10/2024 14:26
x