Liam Payne, ex-integrante da banda britânica One Direction, morreu após cair do terceiro andar de uma sacada de hotel em Buenos Aires, na Argentina.
A polícia disse que foi chamada ao local após relatos de um "homem agressivo que poderia estar sob os efeitos de drogas e álcool".
Payne caiu da sacada após a chegada dos policiais, acrescenta o comunicado.
Fãs se reuniram do lado de fora do hotel para lamentar a morte do cantor de 31 anos. Eles acenderam velas, cantaram músicas do One Direction e fizeram minutos de silêncio.
Payne, nascido em Wolverhampton, no Reino Unido, alcançou fama global quando a banda One Direction foi formada durante o programa de televisão The X Factor, em 2010.
O grupo rapidamente se tornou a maior boy band do mundo, mas entrou num hiato a partir de 2016. Payne lançou um único álbum solo em 2019.
O que se sabe sobre a morte de Liam Payne até o momento
Atenção: Alguns leitores podem achar as informações detalhadas a seguir perturbadores.
A polícia argentina divulgou que uma ligação de emergência acendeu um alerta sobre "um homem agressivo que poderia estar sob os efeitos de drogas e álcool" no hotel Casa Sur, onde Payne estava hospedado em Buenos Aires.
A agência de notícias AFP relata que a ligação de emergência veio de um gerente de hotel por volta das 17 horas, no horário local, da quarta-feira (16/10). Ele relatou que um hóspede estava "drogado e destruindo o quarto".
O gerente teria informado que o hóspede estava num quarto com sacada e havia o temor de que "ele pudesse fazer algo que colocasse a vida dele em risco".
Logo após a polícia chegar ao local, um som alto foi ouvido no pátio interno do hotel, onde os policiais depois encontraram o corpo de Payne.
O chefe do serviço médico de emergência de Buenos Aires disse à mídia local que Payne foi levado ao hospital, mas sofreu ferimentos "muito sérios" como resultado da queda e não havia "nenhuma possibilidade de ressuscitação".
Uma investigação está em andamento. O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido afirmou que mantém contato com autoridades da Argentina.
Em postagens no Snapchat feitas nos últimos dias, Payne falou sobre andar a cavalo, jogar polo e assistir seu antigo companheiro de banda Niall Horan se apresentar ao vivo em Buenos Aires.
Os vídeos que ele compartilhou do show, realizado em 2 de outubro, o mostram dançando com a namorada Kate Cassidy, acenando para fãs na multidão e cantando os antigos sucessos do One Direction.
Ele postou uma selfie com Horan e falou sobre o quão orgulhoso estava do amigo e cantor.
Quem foi Liam Payne
Liam Payne tentou alcançar o estrelato pela primeira vez quando fez um teste para o programa britânico The X Factor em 2008.
No entanto, o jurado Simon Cowell pediu que ele voltasse a se apresentar "em dois anos".
E Payne fez exatamente isso. Em 2010, ele impressionou os jurados e foi selecionado ao lado de outros quatro aspirantes: Zayn Malik, Louis Tomlinson, Niall Horan e Harry Styles.
Foi assim que nasceu o One Direction. A banda não chegou a vencer o show de talentos, mas rapidamente obteve grande sucesso nas paradas musicais.
Eles publicaram quatro álbuns que alcançaram os primeiros lugares no Reino Unido e em outros países.
O One Direction foi um dos maiores grupos da década de 2010, avaliou Mark Savage, correspondente musical da BBC, à Radio 5 Live.
O grupo vendeu 70 milhões de discos — e músicas que todo mundo conhece, como What Makes You Beautiful, Story of My Life e Best Song Ever, dominaram as rádios.
Cerca de cinco anos após a formação, a banda decidiu se separar.
"Liam foi uma parte fundamental daquela banda. Ele ajudou a escrever muitas das músicas e, claro, teve uma carreira solo de muito sucesso após a separação", avaliou Savage.
Carreira solo
Em 2017, Payne lançou a primeira música da carreira solo, Strip That Down. A canção chegou à posição número três nas paradas do Reino Unido.
Enquanto isso, a colaboração com Rita Ora na música For You, da trilha sonora do filme Cinquenta Tons de Liberdade, também alcançou o top 10.
Payne tinha um enorme talento para composição.
Quando lançou sua carreira solo, ele aproveitou a oportunidade para colaborar com alguns dos maiores compositores do mundo pop, como Ed Sheeran, Charlie Puth e Ryan Tedder, do OneRepublic.
“Escrever para o One Direction foi um processo diferente, porque sabia o que os jovens queriam”, disse ele numa entrevista à BBC.
“Eu amo essas músicas, não me entenda mal, mas eu sabia por que as estava escrevendo e para que as estava escrevendo”, acrescentou ele.
Em suas próprias produções, Payne cantava sobre temas como depressão, sexo e rompimentos.
Ele e Cheryl Tweedy, estrela do grupo Girls Aloud, começaram um relacionamento em 2016 e tiveram um filho, Bear. O casal se separou em 2018.
Numa entrevista em 2019, ele contou à BBC sobre a luta contra o álcool. "Foi um comportamento muito errático da minha parte, eu estava festejando demais."
À época, ele acrescentou que a família estava "muito preocupada".
Nos últimos anos, Payne teve algumas questões de saúde e teria sido hospitalizado duas vezes no ano passado com problemas renais.
Em 2024, ele lançou uma nova música, mas os projetos de um álbum e um documentário estavam parados.
- A trajetória de Liam Payne, ex-vocalista do One Direction que morreu aos 31 anos após cair de hotel na Argentina
- Por que ingressos para shows ficaram tão caros?
- 'Fui de mendigo na Coreia do Norte a ídolo do K-pop na Coreia do Sul'
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br