ESTADOS UNIDOS

"Enxames de drones" são operados por "nave", diz funcionário do Pentágono

Um porta-voz da Base Aérea de Edwards disse, em agosto, que os investigadores estavam "monitorando" a situação para "determinar se há alguma má intenção"

Funcionário aposentado do Pentágono disse que os dispositivos de bloqueio de sinal de drones se mostraram ineficazes. Foto meramente ilustrativa -  (crédito: Jean-Louis Servais/Pixabay)
Funcionário aposentado do Pentágono disse que os dispositivos de bloqueio de sinal de drones se mostraram ineficazes. Foto meramente ilustrativa - (crédito: Jean-Louis Servais/Pixabay)

Um funcionário aposentado do Pentágono — sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos — afirmou que foram vistas naves liberando um "enxame de drones" em diversas bases militares. Ao jornal britânico Daily Mail, o ex-oficial Chris Mellon disse que a situação é "parte de um padrão muito maior que afeta inúmeras instalações de segurança nacional".

Há a suspeita de que os avistamentos tratam-se de fenômenos anômalos não identificados (antes chamados de objetos voadores não identificados, os OVNIs).

"Dois dos aspectos notáveis são o fato de que nossos dispositivos de bloqueio de sinal de drones se mostraram ineficazes e essas aeronaves não estão fazendo nenhum esforço para permanecerem escondidas. De fato, em alguns casos fica claro que eles querem ser vistos como se estivessem nos provocando", acrescenta Mellon.

Um porta-voz da Base Aérea de Edwards, nos EUA, disse em agosto que os investigadores estavam "monitorando" a situação para "determinar se há alguma má intenção e, mesmo que não haja, estamos tentando descobrir por que ou quem está fazendo isso".

Um desses casos foi investigado pelo agente especial da Administração Federal de Aviação (FAA) Michael Bumberger, em Nebraska. Xerifes locais relataram ter visto de 30 a 50 naves incomuns voando independentemente umas das outras, com uma "nave-mãe" maior pairando por perto por horas.

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 15/10/2024 13:29
x