O furacão Milton passou para a categoria 4 nesta terça-feira (8/10), com ventos de 233 km/h — ainda considerado extremamente perigoso e com capacidade de provocar grande catástrofe. Nessa segunda-feira (7/10), o fenômeno apresentou aumento da categoria 2 para 5 em cerca de quatro horas, considerado um aumento "explosivo" pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).
É esperado que a tempestade recupere força e volte para a categoria 5 ao longo desta terça-feira (8/10), com previsão de atingir a Flórida na categoria 3 na quarta-feira (9/10).
"Vale ressaltar que esta é uma situação muito séria e os residentes na Flórida devem seguir as ordens de autoridades de gestão de emergências locais. Evacuações e outros preparativos devem ser concluídos hoje. Milton tem potencial para ser um dos furacões mais destrutivos já registrados para a Flórida", é dito em uma nota publicada pelo NHC.
O furacão Milton pode atingir a mesma faixa de costa que o furacão Helene, no fim de setembro deste ano. O governador local em plano de evacuação considerada a maior no estado nos últimos oito anos.
Área metropolitana de Tampa tem grande potencial de impacto. Evacuações na cidade já começaram.
*Estagiário sob a supervisão de Talita de Souza
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br