guerra no Oriente Médio

"Por poder, Netanyahu mata", diz Lula

Após missão de repatriação de brasilieiros no Líbano, presidente do Brasil critica primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama 'Janja' caminham na pista após a chegada de cidadãos brasileiros fugindo do conflito entre Israel e o Líbano, na Base Aérea de São Paulo em Guarulhos, estado de São Paulo, Brasil, em 6 de outubro de 2024.
 -  (crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama 'Janja' caminham na pista após a chegada de cidadãos brasileiros fugindo do conflito entre Israel e o Líbano, na Base Aérea de São Paulo em Guarulhos, estado de São Paulo, Brasil, em 6 de outubro de 2024. - (crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)

Ao recepcionar os 229 brasileiros repatriados ontem, em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, é movido pela vingança e causa danos irreparáveis por causa desse sentimento. "Nós tivemos uma punição muito dura contra o ato do Hamas de invadir Tel Aviv, mas nós temos uma punição muito dura contra o comportamento do governo de Israel matando inocentes, mulheres, crianças, sem nenhum respeito com a vida humana. É uma forma que o Netanyahu encontrou para ficar no poder. É se vingar dos palestinos."

Para Lula, a ação política de Netanyahu se sobrepõe à preocupação social. "Não leva em conta a necessidade de evitar que o povo seja a vítima". Em seguida, ele acrescentou: "As vítimas são nossas mulheres, nossas crianças, porque a gente não perde só a vida, perde escola, hospital, uma série de coisas que trariam tranquilidade."

 Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu gestures after speaking during the 79th Session of the United Nations General Assembly at the United Nations headquarters in New York City on September 27, 2024. Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu said at the UN Friday that operations against Hezbollah will continue, dampening hopes of a 21-day truce proposed by France and the United States this week. (Photo by Charly TRIBALLEAU / AFP)
"Juntos lutaremos e juntos venceremos", defende premier israelense após ataques no sul do Líbano neste domingo (6/10) (foto: AFP)

O presidente reiterou que fará o possível para ajudar a todos os brasileiros que desejam deixar o Líbano para escapar dos conflitos. "Enquanto tiver um companheiro, seja ele brasileiro ou parente de brasileiro lá no Líbano, vamos buscar porque não deixamos ninguém para trás. A gente vai tentar trazer todos aqueles que quiserem vir", afirmou.

*Estagiário sob supervisão de Carlos Alexandre 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 07/10/2024 06:00
x