ÁFRICA

78 pessoas morrem após barco superlotado virar em lago no Congo

O governador da província de Kivu do Norte diz que a falta de equipamentos adequados — como coletes salva-vidas —, a superlotação e a negligência podem ter contribuído para a tragédia

Barco teve como início do trajeto o porto de Minova, localizada na província de Kivu do Sul, e estava a caminho de Goma, ao leste de Congo -  (crédito: Reprodução/Facebook Daniel Byamukama)
Barco teve como início do trajeto o porto de Minova, localizada na província de Kivu do Sul, e estava a caminho de Goma, ao leste de Congo - (crédito: Reprodução/Facebook Daniel Byamukama)

Um barco que transportava 278 pessoas virou no Lago Kivu, localizado na República do Congo, na África Central. Até o momento foram confirmadas 78 mortes, mas ainda há muitos desaparecidos. O acidente ocorreu na quinta-feira (3/10).

Para a agência de notícias Reuters, o governador da província de Kivu do Norte, Jean Jacques Purisi, afirmou que levará no mínimo três dias para que se tenha certeza do número total de mortos.

O barco iniciou trajeto no porto de Minova, localizada na província de Kivu do Sul, e estava a caminho de Goma, ao leste de Congo.

Comerciantes de alimentos têm optado pelo transporte aquário por causa dos combates entre as forças armadas e os rebeldes do M23, que tornaram as estradas das cidades de Goma e Minova extremamente perigosas.

Investigações foram iniciadas para descobrir o que causou o acidente. Segundo Purisi, a falta de equipamentos adequados — como coletes salva-vidas —, a superlotação e a negligência podem ter contribuído para a tragédia.

*Estagiário sob a supervisão de Pedro Grigori

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 04/10/2024 17:52
x