REDES SOCIAIS

TikTok usa IA para lançar campanha educativa sobre uso da tecnologia

A iniciativa contará com vídeos produzidos com ajuda da inteligência artificial que apresentarão ferramentas desenvolvidas para auxiliar a comunidade no uso da tecnologia

Esta fotografia tirada em 19 de abril de 2024 mostra um homem segurando um smartphone exibindo o logotipo da plataforma de mídia social chinesa Tiktok       -  (crédito:  ANTONIN UTZ / AFP)
Esta fotografia tirada em 19 de abril de 2024 mostra um homem segurando um smartphone exibindo o logotipo da plataforma de mídia social chinesa Tiktok - (crédito: ANTONIN UTZ / AFP)
O TikTok lança, na manhã desta quinta-feira (19/9), uma campanha de conscientização sobre o uso da inteligência artificial. A ação, de acordo com a empresa, divulgará dois vídeos produzidos com a ajuda de IA, apresentando diferentes cenários e personagens que mostram ao público as ferramentas do TikTok desenvolvidas para auxiliar a comunidade a navegar por conteúdos produzidos a partir da tecnologia.
Segundo André Marques, líder de Branding e Criação do TikTok nas Américas, a campanha terá o objetivo de promover o uso da inteligência artificial de forma criativa e segura. “Essa campanha foi criada para que as pessoas dediquem alguns segundos a entender como lidar com a IA Generativa e navegar de forma segura, observando rótulos e denunciando conteúdos não identificados”, destaca.
 

Como serão os vídeos

Segundo o TikTok, os filmes sobre o uso da IA mostrarão aos usuários como localizar os rótulos de IA nos conteúdos, que podem ser aplicados por criadores e marcas usando ferramentas da plataforma. O objetivo, ainda de acordo com a empresa, é incentivá-los a interagir de forma consciente com o conteúdo que encontram.
Além disso, o próprio TikTok busca realizar a rotulagem automática de conteúdos gerados por ferramentas da própria plataforma ou importados de outras. 

Denúncia

Desenvolvida em parceria com a organização de direitos humanos WITNESS, a campanha de conscientização sobre o uso da IA também incentivará que usuários do TikTok denunciem conteúdos que, embora não estejam creditados como tal, pareçam oriundos de inteligência artificial.
O conteúdo reportado será revisado pela moderação da rede social, que poderá, então, tomar as medidas necessárias de acordo com as Diretrizes de Comunidade do TikTok.  

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 19/09/2024 11:00 / atualizado em 19/09/2024 14:46
x