DEBATE NOS EUA

Trump nega ter perdido eleição de 2020 e é criticado por Kamala

O candidato alegou que, na época, foi irônico ao dizer que perdeu "por um triz"

 US Vice President and Democratic presidential candidate Kamala Harris (R) speaks as former US President and Republican presidential candidate Donald Trump listens during a presidential debate at the National Constitution Center in Philadelphia, Pennsylvania, on September 10, 2024. (Photo by SAUL LOEB / AFP)
       -  (crédito: Saul Loeb/AFP)
US Vice President and Democratic presidential candidate Kamala Harris (R) speaks as former US President and Republican presidential candidate Donald Trump listens during a presidential debate at the National Constitution Center in Philadelphia, Pennsylvania, on September 10, 2024. (Photo by SAUL LOEB / AFP) - (crédito: Saul Loeb/AFP)

Ao ser questionado no debate presidencial promovido pela ABC News, nesta terça-feira (10/9), o ex-presidente Donald Trump se negou a reconhecer que perdeu as eleições de 2020. "Existem muitas provas e eles deveriam ter levado para aprovação dos legisladores. Eu consegui quase 79 milhões de votos, o máximo que um presidente já conseguiu", afirmou. 

Ele alegou que, na época, foi irônico ao dizer que perdeu "por um triz". "Tínhamos a maioria dos votos. Foi uma fala irônica. Temos muitas provas de que vencemos a eleição", disse. 

"Temos tantas estatísticas para provar [a vitória], mas isso não importa agora. Temos que resolver o problema que temos agora, os Estados Unidos estão definhando com este governo', alegou. 

Em resposta, Kamala Harris criticou a postura de Trump. “Donald Trump foi demitido por 81 milhões de pessoas. É claro que ele está tendo muita dificuldade em processar isso”, disse a vice-presidente, que riu de Trump.

"Não podemos ter um presidente dos Estados Unidos que faça como ele fez no passado, ao tentar suprimir as eleições livres e democráticas. Eu viajei o mundo como vice-presidente do país e os líderes mundiais estão rindo de Trump", pontuou. 

"Quando nega em um debate nacional que perdeu a eleição, isso nos faz acreditar que o candidato a minha direita não tem o temperamento para não se sentir confuso sobre um fato. Isso é extremamente problemático e o povo americano merece melhor", finalizou ela. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 10/09/2024 23:27 / atualizado em 11/09/2024 12:09
x