Estados Unidos

Trump diz que imigrantes estão comendo cães e gatos e é desmentido em debate

O ex-presidente disse que imigrantes estavam comendo animais de estimação em Springfield, Ohio. O apresentador do debate da ABC o desmentiu

Trump repetiu uma teoria da conspiração compartilhada por republicanos nos últimos dias. -  (crédito:  Getty Images via AFP)
Trump repetiu uma teoria da conspiração compartilhada por republicanos nos últimos dias. - (crédito: Getty Images via AFP)

Donald Trump foi desmentindo pelo apresentador do debate presidencial da ABC News, o jornalista David Muir, na noite desta terça-feira (10/9). O ex-presidente repetiu uma fake news compartilhada por republicanos na última semana, de que imigrantes haitianos estavam “comendo cães e gatos” nos Estados Unidos. De acordo com o ex-presidente, os casos teriam ocorrido na cidade de Springfield, em Ohio. 

“Em Springfield, eles estão comendo os cachorros. As pessoas que entraram (nos EUA) estão comendo os gatos”, disse o ex-presidente. O jornalista David Muir, moderador do debate da ABC News, desmentiu o republicano e informou que as autoridades municipais garantiram que as informações são falsas. 

Trump rebateu que viu a suposta informação “na TV”. David o rebateu: “Eu não cito a TV, eu falo dos canais oficiais da prefeitura de Springfield”.

A teoria dita por Trump vem sendo compartilhada por membros do Partido Republicano nos últimos dias. A fake news diz que imigrantes haitianos estariam comendo cães e gatos dos americanos na cidade de Springfield, em Ohio. No entanto, não há relatos das forças policiais de que isso tenha ocorrido.

A Casa Branca precisou se posicionar e desmentir a fake news, compartilhada até mesmo por JD Vance, candidato à vice-presidente ao lado de Trump. “O que é muito preocupante é que temos funcionários eleitos do Partido Republicano impulsionando essa teoria da conspiração, mais uma, que busca dividir as pessoas com base em mentiras e, vamos ser honestos, se apoiando em um elemento de racismo”, disse o porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, nesta terça-feira, antes do debate.

Kamala chamou Trump de “extremista”

Após a afirmação de Trump sobre imigrantes, Kamala riu do ex-presidente e disse que ele mostrou o quão “extremo” é. A democrata disse que a fake news só mostra que Trump não tem “propostas reais que afetam o povo americano”.

O debate entre Trump e Kamala na ABC News deve ser o único confronto direto dos candidatos ao cargo de presidente dos Estados Unidos, na eleição marcada para novembro deste ano.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 10/09/2024 22:52 / atualizado em 11/09/2024 12:10
x