Notícias

Quadro de medalhas alternativo da Paralimpíada deixa Brasil em 3º em proporção de ouros por renda per capita

Cálculos da proporção de medalhas na Paralimpíada de Paris indicam qual seria o ranking de medalhas nas proporções por PIB, PIB per capita e população.

Quadro de medalhas alternativo da Paralimpíada deixa Brasil em 3º em proporção de ouros por renda per capita -  (crédito: Reuters)
Quadro de medalhas alternativo da Paralimpíada deixa Brasil em 3º em proporção de ouros por renda per capita - (crédito: Reuters)

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 terminaram neste domingo (08/09) com um feito histórico dos atletas do Brasil, que terminaram a competição em um inédito 5º lugar no quadro geral de medalhas, com um número recorde de ouros (25) e total de pódios (89).

Você pode conferir o quadro final de medalhas ao fim desta reportagem.

Mas como ficaria o ranking das premiações se fossem levados em consideração questões como o PIB de cada país, a renda per capita ou a população?

O Brasil, por exemplo, subiria duas posições no ranking, ficando em 3º, caso fosse considerada a proporção de medalhas de ouro em relação ao PIB per capita, atrás da China e da Ucrânia, mas terminaria apenas em 42º em um hipótetico ranking que levasse em consideração a proporção de ouros pela população.

Medalha de ouro da Paralimpíada de Paris 2024
Reuters

A China, segundo país mais populoso do mundo, atrás da Índia, e primeira do ranking geral de medalhas na Paralimpíada, ficaria apenas em 51º na lista com as medalhas de ouros proporcionalmente à população do país.

Os Estados Unidos, que têm o maior PIB nominal do mundo, terminaram em 3º lugar no quadro geral de medalhas, mas ficariam apenas em 63º se a proporção do PIB por medalha de ouro fosse levada em consideração.

No ranking de medalhas de ouros proporcionais ao PIB, o Brasil, que tem atualmente a 8ª maior economia do mundo, terminaria a competição na 25ª posição.

Confira abaixo os três rankings alternativos com os 15 primeiros países e a posição do Brasil em cada um deles:

Outro ranking alternativo, usado especialmente pelos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos para compensar a emergência da China como potência olímpica, conta o total de medalhas em vez de apenas os ouros como critério para a classificação.

Nesse caso, o Brasil subiria uma posição e terminaria em 4º no ranking geral, ultrapassando a equipe da Holanda, que obteve 27 ouros, dois a mais que o Brasil, mas menos medalhas no total (56, contra 89 do Brasil).

Se forem levadas em consideração as medalhas totais e não apenas os ouros, o Brasil terminaria a competição em 3º na proporção em relação ao PIB per capita, em 25º levando em consideração o PIB nominal, e em 50º na lista da população por medalha conquistada.

Confira abaixo o quadro total de medalhas final dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024:

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

BBC
BBC Geral
postado em 08/09/2024 12:43
x