O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) afirmou neste sábado que um dos seus membros foi o autor do ataque a faca desta sexta-feira (23) na Alemanha, e que agiu "para vingar os muçulmanos da Palestina e de todas as partes".
"O autor do ataque de ontem contra uma reunião de cristãos na cidade de Solingen é um soldado do EI", diz um comunicado divulgado pelo órgão de propaganda jihadista Amaq.
A polícia alemã anunciou, neste sábado (24), que prendeu uma segunda pessoa na investigação do ataque mortal a facadas ocorrido na sexta-feira em um festival popular em Solingen, reivindicado pela organização Estado Islâmico, cujo autor está foragido.
A prisão foi anunciada quando forças especiais realizavam uma grande operação em um centro de recepção de refugiados próximo ao local do ataque, que deixou três mortos e quatro gravemente feridos. A polícia já havia informado a prisão de um adolescente de 15 anos de idade sob suspeita de “deixar de relatar” um ato criminoso.
Testemunhas relataram tê-lo visto conversando com um indivíduo que poderia ser o autor do ataque, disse o promotor público de Düsseldorf, Markus Caspers.
Os mortos são dois homens de 56 e 67 anos e uma mulher de 56. Oito pessoas ficaram feridas, quatro delas gravemente. A festa onde aconteceu o esfaqueamento foi um dos vários eventos planejados para comemorar o 650º aniversário da fundação de Solingen, uma cidade no oeste do país.