Guinness

Saiba quem é a nova pessoa mais velha do mundo

Título passou para a japonesa Tomiko Itooka após a morte de Maria Branyas Morera, na terça-feira, aos 117 anos

Maria Branyas Morera, a mulher mais velha do mundo segundo o Guinness World Records, morreu na terça-feira (20/8), aos 117 anos. Após a perda, o título de mulher e de pessoa mais velha viva em todo o mundo é da japonesa Tomiko Itooka, de 116 anos.

Nascida em 23 de maio de 1908, ela vive atualmente em uma casa de repouso para onde se mudou aos 110 anos. Até 2019, ela morava com as filhas. 

Tomiko comemorou o aniversário dela em maio com flores, bolo (que contou não ter gostado) e recebeu carta do prefeito da cidade. Segundo os cuidadores, ela consegue se comunicar bem, apesar de ter problemas de audição. Tomiko é viúva desde 1979, tem quatro filhos e vários netos e bisnetos. 

Para a família, o segredo da longevidade da atual recordista é a paixão por longas caminhadas. Tomiko já praticou escalada e chegou ao topo do Monte Ontake, de 3 mil metros de altura, duas vezes. Aos 80 anos, ela completou a Peregrinação Saigoku Kannon, uma rota de peregrinação de mais de 1.000km que visita 33 templos budistas. 

Ela é a 24ª pessoa mais longeva da história e a pessoa viva mais velha da Ásia após a morte de Fusa Tatsumi, de 116 anos, em 2023.

A última detentora do título, a espanhola Maria Branyas Morera, nasceu em 4 de março de 1907 e entrou para o livro dos recordes no ano passado, após a morte de Lucile Randon, conhecida como Irmã André, aos 118 anos.

A pessoa mais velha da história, Jeanne Calment, da França, viveu até os 122 anos e 164 dias.  

Mais Lidas