Uma jovem de apenas 22 anos morreu enquanto fazia agachamento com barra em uma academia no México. Ariatna Lizeth Mata Esparza desmaiou e caiu repentinamente no chão após levantar muito peso. Paramédicos foram chamados ao local, mas ao chegarem a jovem estava sem vida.
Autoridades locais informaram que a autópsia descobriu que a causa da morte foi anoxemia, uma condição onde há pouco oxigênio no sangue. O acidente teria sido causado por esforço excessivo. As informações são do portal britânico Daily Mail.
Não se sabe quanto peso Ariatna estava levantando. De acordo com médicos, anoxemia não é comum e pode ser causada por exercícios em grandes altitudes. A jovem estava em Torréon, cidade mexicana que fica a 3.600 pés acima do nível do mar.
- Leia também: A resposta do homem mais velho do mundo sobre o que é preciso para viver mais de 100 anos
Especialistas explicam que, quando as pessoas se exercitam em altitudes elevadas, mais oxigênio é usado do que absorvido, causando aumento na pressão arterial que pode causar a ruptura de um vaso sanguíneo e resultar em uma hemorragia cerebral. A anoxemia também pode aumentar o risco de formação de coágulos sanguíneos, ao aumentar os níveis de moléculas inflamatórias no sangue.
- Leia também: A descoberta suíça que promete revolucionar produção de chocolate com cacau inteiro e sem açúcar
Ariatna estava prestes a se tornar professora de uma creche. Nas redes sociais, a jovem demonstrava ser uma amante dos animais e compartilhava fotos de cães disponíveis para adoção.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br