Eleição nos EUA

Kamala Harris conquista mais de 1 milhão de seguidores nas redes

Vice-presidente teve um "exponencial crescimento" nesta uma semana após ter seu nome anunciado por Joe Biden como sua sucessora na disputa pelo lado dos Democratas

Desde que seu nome foi apresentado como o da candidata dos Democratas à presidência dos Estados Unidos, o engajamento da vice-presidente Kamala Harris nas redes disparou e superou a movimentação de Donald Trump nesse período. A partir do anúncio da desistência feito por Joe Biden de não tentar mais a reeleição, no último dia 21, Kamala, graças muito à sua exposição, conquistou entre os dias 22 a 29, 1,4 milhão de seguidores no Facebook e no Instagram.

O levantamento foi feito pela Ativaweb, especialista em marketing digital, para o Correio. O engajamento de Kamala superou o de Donald Trump no mesmo período. O estudo considerou métricas essenciais como taxas de engajamento, número médio de curtidas e comentários por post, além do crescimento no número de seguidores durante esse intervalo.
 
Enquanto Kamala ultrapassou a casa do milhão, Trump, nesse mesmo período, obteve apenas 463 mil novos seguidores e viu os outros indicativos de bom desempenho nas redes ameaçados pelo impacto da vice-presidente tanto no Facebook como no Instagram, plataformas usadas como referências.

Nessa uma semana, Kamala viu seu engajamento nas redes saltar de 0,91% para 1,69%; As curtidas em média de suas postagens dobraram nesse período e saltaram de 134 mil para 280 mil e os comentários foram de 4,6 mil para 7,4 mil. Já Trump, viu esses números reduzirem: engajamento caiu de 1,64% para 1,57%; curtidas caíram de 418 mil 402 mil e curtidas em média se mantiveram na casa dos 8 mil.
 
"Esse aumento no engajamento é refletido no impressionante crescimento de seguidores durante o período, totalizando mais de 1,4 milhão novos seguidores. Isso indica um aumento na visibilidade e na popularidade de Kamala Harris, possivelmente devido a eventos específicos ou estratégias de mídia social que captaram a atenção de um público maior", explicou o publicitário Alek Maracajá, diretor da Ativaweb.

Maracajá destaca o rápido engajamento de Kamala Harris, cuja campanha eleitoral já arrecadou mais de R$ 1 bilhão também em sete dias. Mas, pontua o publictário, que, apesar da queda de seus números nas redes, Trump segue forte nessas mídias.

"Kamala Harris mostrou um crescimento notável tanto em engajamento quanto em seguidores, destacando um período de aumento significativo na popularidade e interação nas redes sociais. Donald Trump, embora tenha mantido altos níveis de engajamento, teve um crescimento de seguidores menos expressivo e uma leve queda no engajamento percentual, mas ainda demonstra uma forte presença e impacto nas redes sociais", afirma o diretor da Ativaweb. 
 

Mais Lidas