O presidente da Argentina Javier Milei demitiu, na quarta-feira (17/7), o subsecretário de Esportes da Argentina, Julio Garro, que fez uma declaração contra os cantos racistas dos jogadores da seleção e cobrou que eles se desculpassem.
Na segunda-feira (15), uma live feita pelo jogador Enzo Fernández, da seleção e que defende o Chelsea, mostrou vários outros atletas entoando um canto de cunho racista após a vitória no Copa América, contra a seleção colombiana.
"Eles jogam pela França, mas são de Angola. Que bom que eles vão correr, se relacionam com transexuais. A mãe deles é nigeriana, o pai deles cambojano, mas no passaporte: francês", cantaram os jogadores na ocasião.
O caso incomodou vários jogadores da seleção francesa e colegas de clube de Enzo Fernández, que, inclusive, pararam de segui-lo nas redes sociais. A Federação Francesa de Futebol condenou o caso. O Chelsea, da Inglaterra, afirmou que abriu um processo disciplinar contra Fernández. A Fifa anunciou que vai investigar.
Autor da gravação do vídeo, o jogador de 23 anos se desculpou nas redes sociais. Nos stories do Instagram, ele afirmou que luta "contra a discriminação de todas as formas" e se desculpou por ter "se exaltado".
Na Argentina
Em entrevista ao portal Corta, Julio Garro cobrou Messi, que é o capitão da seleção, e também o presidente da federação, sobre um pedido de desculpas. "Isso nos deixa, como país, em uma situação ruim depois de tantas glórias”, disse.
- Leia também: Messi é cobrado na Argentina após caso de racismo
Contudo, uma postagem do gabinete do presidente Javier Milei afirmou que "nenhum governo pode dizer o que comentar, o que pensar ou o que fazer à Seleção Argentina", enaltecendo as conquistas recentes da equipe.
A mesma postagem, anunciou a demissão de Julio Garro do cargo de subsecretário de Esportes.
Saiba Mais
-
Mundo Incêndio no sudeste da França deixa sete mortos
-
Cidades DF Polícia apreende submetralhadora e suspeito foge durante abordagem
-
Brasil Suspensão de recursos de IA no WhatsApp afeta a criação de figurinhas
-
Cidades DF Homens são presos por tráfico de drogas em São Sebastião e Sobradinho II
-
Concursos TSE Unificado: inscrições terminam nesta quinta (18/7)
-
Cidades DF Motorista fica ferida após acidente entre carro e ônibus, na via Estrutural