Drogas

Nitazeno, o opioide mais potente que heroína e fentanil que se espalha por Europa e EUA

Droga está por trás do aumento das mortes por overdose, segundo a ONU, e suscita alertas por parte de agências de saúde em todo o mundo.

O uso de nitazeno, um grupo de drogas que pode ser mais potente que o fentanil, está se espalhando pela Europa e pela América do Norte, alertou a agência antidrogas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Estes opioides sintéticos foram encontrados no Reino Unido, nos EUA, na Eslovênia, na Estônia, na Letônia, na Bélgica e no Canadá, escreveu o Escritório das Nações Unidas para o Combate às Drogas e ao Crime (UNODC, na sigla em inglês) em seu último relatório mundial sobre drogas.

Houve também um aumento no número de overdoses mortais relacionadas ao nitazeno.

Estas drogas, das quais há vários tipos, são significativamente mais potentes que a heroína. E seu surgimento suscitou alertas urgentes por parte de agências de saúde em todo o mundo.

Isso aconteceu após a proibição do cultivo de papoula no Afeganistão, que fez a produção de ópio cair 95% em 2022.

É cedo demais para saber que efeitos a longo prazo isso pode ter em fatores como a pureza da heroína, afirma o relatório do UNODC, mas provavelmente vai levar os consumidores de heroína a migrar para outros opiáceos, o que pode "levar a um aumento nas overdoses".

Uma investigação da BBC, realizada no início deste ano, descobriu que o nitazeno estava sendo contrabandeado para o Reino Unido dentro de embalagens de ração para cachorro e suprimentos para catering, e sendo colocado à venda nas redes sociais.

O Reino Unido classificou o nitazeno como uma droga de classe A, e qualquer pessoa flagrada fabricando ou fornecendo a droga pode ser condenada à prisão perpétua. Mas os especialistas dizem que o governo tem demorado muito a tomar medidas para retirar a droga das ruas.

O fentanil, outro opioide sintético, é 50 vezes mais potente que a heroína. Sua epidemia nos EUA contribuiu para 100 mil mortes em 2022, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) do país.

O relatório do UNODC afirma que "o fentanil fabricado ilicitamente" ainda está por trás de "um número sem precedentes de mortes por overdose", e os números "podem estar diminuindo gradualmente".

O uso global de drogas aumentou 20% na última década, alcançando 292 milhões de usuários em 2022, de acordo com o relatório.

A maconha continua sendo a droga mais popular, com 228 milhões de usuários em todo o mundo. Ela é seguida pelos opioides (60 milhões), as anfetaminas (30 milhões), a cocaína (23 milhões) e o ecstasy (20 milhões).

O que são os nitazenos?

Os nitazenos foram desenvolvidos pela primeira vez na década de 1950 como um medicamento analgésico, mas são tão potentes e viciantes que nunca foram aprovados para uso médico ou terapêutico.

Esta droga pode ser injetada, inalada ou engolida.

Misturá-la com outras drogas e álcool é extremamente perigoso, e aumenta significativamente o risco de overdose e morte.

Mais Lidas

Tags