ARGENTINA

Milei demite subsecretário que cobrou desculpas de atletas por ato racista

Julio Garro cobrou que Messi, capitão da seleção, e a Federação Argentina de Futebol, pedissem desculpas após o vídeo viral dos jogadores com falas racistas sobre jogadores franceses

Jogadores foram filmados dentro do ônibus da Seleção cantando uma música racista, após vencerem a Copa América -  (crédito: Luis ROBAYO/AFP)
Jogadores foram filmados dentro do ônibus da Seleção cantando uma música racista, após vencerem a Copa América - (crédito: Luis ROBAYO/AFP)

O presidente da Argentina Javier Milei demitiu, na quarta-feira (17/7), o subsecretário de Esportes da Argentina, Julio Garro, que fez uma declaração contra os cantos racistas dos jogadores da seleção e cobrou que eles se desculpassem.

Na segunda-feira (15), uma live feita pelo jogador Enzo Fernández, da seleção e que defende o Chelsea, mostrou vários outros atletas entoando um canto de cunho racista após a vitória no Copa América, contra a seleção colombiana.

"Eles jogam pela França, mas são de Angola. Que bom que eles vão correr, se relacionam com transexuais. A mãe deles é nigeriana, o pai deles cambojano, mas no passaporte: francês", cantaram os jogadores na ocasião.

O caso incomodou vários jogadores da seleção francesa e colegas de clube de Enzo Fernández, que, inclusive, pararam de segui-lo nas redes sociais. A Federação Francesa de Futebol condenou o caso. O Chelsea, da Inglaterra, afirmou que abriu um processo disciplinar contra Fernández. A Fifa anunciou que vai investigar.

Autor da gravação do vídeo, o jogador de 23 anos se desculpou nas redes sociais. Nos stories do Instagram, ele afirmou que luta "contra a discriminação de todas as formas" e se desculpou por ter "se exaltado".

Na Argentina

Em entrevista ao portal Corta, Julio Garro cobrou Messi, que é o capitão da seleção, e também o presidente da federação, sobre um pedido de desculpas. "Isso nos deixa, como país, em uma situação ruim depois de tantas glórias”, disse.

Contudo, uma postagem do gabinete do presidente Javier Milei afirmou que "nenhum governo pode dizer o que comentar, o que pensar ou o que fazer à Seleção Argentina", enaltecendo as conquistas recentes da equipe.

A mesma postagem, anunciou a demissão de Julio Garro do cargo de subsecretário de Esportes.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 18/07/2024 10:57 / atualizado em 18/07/2024 10:58
x