Um vídeo mostra o momento em que um tanque do Exército boliviano avança contra o palácio presidencial do país. Militares ocuparam a Praça Murillo, em La Paz, nesta quarta-feira (26/6).
El levantamiento antidemocrático de algunas unidades del Ejército de Bolivia, solo merecen el más enérgico repudio.
— Alberto Fernández (@alferdez) June 26, 2024
Mi respaldo incondicional al presidente Luis Arce y convoco a la defensa firme de la democracia. No permitamos que la voluntad del pueblo sea avasallada. Fuerza… pic.twitter.com/20lbVoCji4
As imagens do tanque investindo contra o edifício foram compartilhadas pelo ex-presidente argentino Alberto Fernández no X (antigo Twitter). "Meu apoio incondicional ao presidente Luis Arce e convoco a defesa firme da democracia. Não permitamos que a vontade do povo seja sobrepujada. Força Bolívia!", escreveu ele.
O presidente Luis Arce denunciou "mobilizações irregulares" e tanques enquanto as tropas se posicionavam na frente da sede do governo.
À imprensa, o general do Exército Juan José Zuñiga anunciou que as Forças Armadas executam uma tentativa de golpe de estado contra o governo de Luis Arce. O comandante do Exército chegou ao Palácio Quemado em um tanque de guerra e exigiu "mudança de gabinete".
????BREAKING: Footage of military units storming Bolivia's Presidential Palace in a coup reportedly being conducted by the General Commander of the Bolivian Army, Juan José Zuñiga.
Source: teleSUR TV
????: @todonoticias #Bolivia #coup pic.twitter.com/S58ZNhbYDU— Ivano Panetti (@ivanopanetti) June 26, 2024
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br