Tailândia

Raro nascimento de elefantes gêmeos é registrado na Tailândia

Até mesmo a mãe, Jamjuree, surpreendeu-se com o nascimento de uma fêmea de 60 quilos 18 minutos após dar à luz um macho de 80 quilos

Gêmeos elefantes recém-nascidos, uma fêmea (L) e um macho (C), ao lado de sua mãe Jamjuree no Ayutthaya Elephant Palace e Royal Kraal em Ayutthaya em 10 de junho de 2024 -  (crédito: Manan VATSYAYANA / AFP)
Gêmeos elefantes recém-nascidos, uma fêmea (L) e um macho (C), ao lado de sua mãe Jamjuree no Ayutthaya Elephant Palace e Royal Kraal em Ayutthaya em 10 de junho de 2024 - (crédito: Manan VATSYAYANA / AFP)

Uma elefanta deu à luz gêmeos na Tailândia, uma ocorrência rara para este mamífero, após um parto difícil que deixou um de seus cuidadores feridos em Ayutthaya, perto de Bangcoc. 

Até mesmo a mãe, Jamjuree, surpreendeu-se com o nascimento de uma fêmea de 60 quilos 18 minutos após dar à luz um macho de 80 quilos. 

Um funcionário do Elephantstay, centro que abriga o animal, tentou intervir para que não atacasse o segundo filhote, mas foi repelido com um golpe no tornozelo. 

A mãe acabou aceitando os dois filhotes, mas eles são tão pequenos que os cuidadores tiveram que instalar uma plataforma para ajudá-los a mamar e complementar sua alimentação. 

Os elefantes são os mamíferos com maior período de gestação, entre 18 e 22 meses, e procriam a cada quatro ou cinco anos. 

O nascimento de gêmeos ocorre em 1% dos casos e a possibilidade de serem de sexos diferentes é ainda mais rara afirma a organização Save the Elephants.

O Elephantstay acolhe cerca de 80 elefantes que, em sua maioria, eram usados para pedir esmolas nas ruas, uma prática proibida desde 2010.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Agence France Press
postado em 11/06/2024 10:57