CONFLITO ISRAEL/HAMAS

Conselho de Segurança da ONU apoia plano dos EUA para trégua em Gaza

Após oito meses de conflito, o plano prevê em uma primeira fase um cessar-fogo de seis semanas e outras ações

O texto teve 14 votos a favor e a abstenção da Rússia -  (crédito: Charly TRIBALLEAU / AFP)
O texto teve 14 votos a favor e a abstenção da Rússia - (crédito: Charly TRIBALLEAU / AFP)

O Conselho de Segurança da ONU aprovou resolução que apoia uma proposta de cessar-fogo em Gaza. A reunião ocorreu nesta segunda-feira (10/6). Os EUA pressionam o Hamas a aceitar o acordo.

O texto teve 14 votos a favor e a abstenção da Rússia. A resolução também assegura que Israel já "aceitou" e pede para o Hamas "também aceitá-lo e a ambas as partes a aplicarem plenamente seus termos, sem demora e sem condições".

Após oito meses de conflito, o plano prevê em uma primeira fase um cessar-fogo de seis semanas acompanhado de uma retirada de Israel das áreas densamente povoadas de Gaza, a libertação de reféns sequestrados durante o ataque do Hamas e de prisioneiros palestinos detidos em Israel.

"Este Conselho enviou uma mensagem clara ao Hamas: aceitem o acordo de cessar-fogo que está sobre a mesa. Israel já aceitou este acordo e os combates poderiam parar hoje se o Hamas fizesse o mesmo", declarou a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield.

O acordo, no entanto, continua sendo uma incerteza, já que os representantes do Hamas insistem em que a proposta deve garantir o fim permanente da guerra, um pedido que Israel rejeita categoricamente.

Posição do Hamas

O Hamas respondeu a resolução de forma positiva. O movimento "saúda a resolução do Conselho de Segurança (...) [e] deseja reafirmar sua disposição para cooperar com os irmãos mediadores para estabelecer negociações indiretas sobre a aplicação destes princípios", indicou o Hamas em um comunicado.

*Com informações da Agência France-Press

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 10/06/2024 21:11