MEMÓRIA

Astronauta que tirou a famosa foto da Terra morre em acidente de avião

Aposentado, de 90 anos, morreu quando avião que pilotava caiu nas águas do lago Roche Harbor

Imagem da Terra fotografada na missão Apollo 8
 -  (crédito:  William A. Anders/NASA)
Imagem da Terra fotografada na missão Apollo 8 - (crédito: William A. Anders/NASA)

Morreu nesta sexta-feira (7/6) William Anders, que voou na primeira missão espacial tripulada a orbitar a Lua, o voo Gênesis, da Apollo 8. O astronauta de 90 anos morreu quando um pequeno avião que ele pilotava sozinho mergulhou no lago Roche Harbor, na Virgínia, nos Estados Unidos.

A queda do Beechcraft T-34 Mentor do Major Anders, que ocorreu por volta das 11h40, está sendo investigada pela Administração Federal de Aviação e pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes. Uma equipe de busca recuperou um corpo da área do acidente na noite de sexta-feira (7), de acordo com uma porta-voz da Guarda Costeira dos EUA.

William fez parte do primeiro grupo de homens do espaço a deixar os limites da órbita da Terra. Durante sua missão, eles tiraram fotos e fizeram filmagens da superfície lunar em preparação para o voo Apollo 11, quando os homens pisaram na Lua pela primeira vez. A fotografia colorida “Earthrise” é considerada uma das primeiras imagens da Terra vista do espaço.

O voo ocorreu na véspera de Natal e durante as 10 órbitas da lua, os três astronautas tiraram fotos da Terra enquanto tinham a missão transmitida para milhões de telespectadores. A foto apareceu na capa do livro 100 Photographs That Changed the World (100 fotografias que mudaram o mundo), da revista Life, em 2003.

Em uma entrevista de 2015 à revista Forbes, o Major Anders disse sobre o Earthrise: “A vista destaca a beleza da Terra e sua fragilidade. Ela ajudou a dar o pontapé inicial no movimento ambientalista".

Na mesma entrevista, ele contou que ficou surpreso com o fato de a memória do público sobre as figuras por trás da foto ter se dissipado. “É curioso para mim que a imprensa e as pessoas em terra tenham meio que esquecido nossa viagem histórica, e o que simboliza o voo agora é a foto do ‘Earthrise’”, disse ele. “Nós percorremos todo o caminho até a Lua para descobrir a Terra.”

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 08/06/2024 11:36
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação