O Reino Unido emitiu um alerta de perigo, na última segunda-feira (20/5), para a vespa asiática. O inseto não representa ameaça direta aos humanos, mas pode matar de 30 a 60 abelhas por dia e impactar a agricultura. O alerta ocorre porque 2023 apresentou recorde de vespas encontradas no país.
"A Unidade Nacional de Abelhas da Agência de Saúde Animal e Vegetal participou de todos os avistamentos confiáveis, localizando e destruindo 72 ninhos em 56 locais, com a maioria dos ninhos encontrados em Kent. A Unidade Nacional de Abelhas continua pronta para responder rápida e eficazmente a quaisquer novos avistamentos possíveis. A captura precoce é uma parte fundamental da nossa vigilância desta espécie invasora e fundamental para os nossos esforços de erradicação", disse o governo do Reino Unido, em comunicado.
- A vespa invasora que ameaça as abelhas do Reino Unido
- Abelhas no Vietnã usam excremento de animais para se defender de vespas gigantes
- Vespas macho usam pênis como ferrão, revela estudo
O diretor de Saúde Vegetal do Reino Unido, Nicola Spence, destaca que as vespas asiáticas podem danificar as colônias de abelhas melíferas e prejudicar outros polinizadores. “Ao garantir que somos alertados sobre possíveis avistamentos o mais cedo possível, o público pode ajudar-nos a tomar medidas rápidas e eficazes para acabar com a ameaça representada pelas vespas asiáticas.", disse.
A vespa asiática é nativa do Extremo Oriente – China, Índia e Coreias. A espécie chegou à Europa em 2004, depois de possivelmente ter ido em um carregamento de cerâmica proveniente da China à França. Depois, a vespa espalhou-se rapidamente pelo continente e é agora considerada uma praga na Espanha, Bélgica, Países Baixos, Portugal, Itália, Suíça e Alemanha.
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde O que são as 'células zumbis', que podem indicar chave para frear efeitos do envelhecimento
-
Ciência e Saúde O que é o 'máximo solar', período que explica a atual hiperatividade do Sol e a ocorrência da aurora boreal
-
Mundo Nepalês chega ao topo do Everest pela 30ª vez
-
Mundo TSE rejeita cassação de Moro: 'Não há fraude, não há prova', diz Alexandre de Moraes
-
Mundo Milei, presidente da Argentina, cantará em show para apresentar novo livro
-
Mundo Colômbia quer acordo para exumar operários mortos no Canal do Panamá