gravidade zero

Missão de sucesso: Blue Origin lança nave com turistas ao espaço

NS-25 decolou da base da empresa no Texas com seis pessoas a bordo, incluindo Dwight, que se tornou a pessoa mais velha a viajar para o espaço

Após quase dois anos, a Blue Origin retomou os voos espaciais tripulados, levando, ontem, passageiros de volta ao espaço, incluindo Ed Dwight, um ex-piloto da Força Aérea americana de 90 anos cujo sonho de se tornar o primeiro astronauta negro dos EUA foi negado décadas atrás. Esse foi o primeiro lançamento tripulado de sucesso da empresa fundada por Jeff Bezos desde um acidente em 2022, que deixou a Virgin Galactic como a única operadora no mercado de turismo espacial emergente.

A missão NS-25 decolou da base da empresa no Texas, com seis pessoas a bordo, incluindo Dwight, que se tornou a pessoa mais velha a viajar para o espaço. A missão marca o sétimo voo tripulado da Blue Origin, que já enviou 37 pessoas ao espaço a bordo do New Shepard, um foguete reutilizável.

O empresário francês Sylvain Chiron, que faz parte da equipe, disse à AFP que o que mais o entusiasmou foi "essa sensação de deixar o mundo dos homens e ver a Terra na totalidade, de cima, sem fronteiras, com toda a sua fragilidade e beleza". Bezos vê esses voos como um passo para ambições maiores, incluindo o desenvolvimento de foguetes pesados e módulos lunares.

Mais Lidas