Uma confusão no parlamento de Taiwan na madrugada desta sexta-feira (17/5) viralizou nas redes sociais. O tumulto ocorreu após a apresentação de reformas propostas na Câmara e resultou em brigas físicas, roubo de documentos e deixou um legislador ferido.
Os deputados foram flagrados roubando documentos e escalando uns aos outros e deixando o parlamento em um verdadeiro caos. Puma Shen, parlamentar do Partido Democrático Progressista (DPP), sofreu uma lesão na cabeça durante a confusão e precisou ser levado às pressas para o hospital. Shen estava tentando entrar na Câmara no momento em que foi atingido.
O conflito surgiu em meio a um cenário político onde nenhum partido detém a maioria no Parlamento. A oposição, composta pelo Kuomintang (KMT) e o Partido do Povo de Taiwan (TPP), está buscando dar maiores poderes de escrutínio (investigação minuciosa) à Câmara sobre o governo. Entre as propostas mais polêmicas está a criminalização de declarações consideradas falsas no âmbito legislativo.
- Terremoto em Taiwan foi o mais forte em 25 anos; 9 pessoas morreram
- Em nota oficial, governo Lula se refere a Taiwan como "Taipé Chinês"
- "Senti uma pressão na cabeça", diz morador de Taiwan sobre terremoto
O DPP, no entanto, acusa a oposição de tentar forçar a aprovação das reformas sem o devido processo de consulta. Segundo o partido governista, a maneira como a oposição está conduzindo o processo desrespeita os procedimentos legislativos estabelecidos.
A confusão no Parlamento acontece em um momento delicado, poucos dias antes da posse do presidente eleito Lai Ching-te, marcada para 20 de maio.