Lisboa — Com apoio da embaixada do Brasil, um voo da Latam partiu nesta sexta-feira (17/05) de Lisboa com doações para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Segundo o embaixador Raimundo Carreiro, foram enviados 300 quilos de roupas de inverno — casacos, ededrons e cobertores — em razão das baixas temperaturas no sul do país.
“Essa é a primeira remessa de bens doados pela comunidade brasileira em Portugal e por cidadãos portugueses. Outros voos estão sendo negociados”, disse.
Saiba Mais
A estimativa é de que as doações colhidas em Portugal passem de 200 toneladas. O embaixador garantiu que tudo será enviado ao Brasil, graças a parcerias entre as autoridades portuguesas, o governo do Brasil e a sociedade civil local. O voo Latam JJ 8147 decolou de Lisboa às 9h50 (horário local) e pousará em São Paulo. A empresa aérea doou o espaço e o mesmo deve ocorrer no caso de outras companhias que fazem voos entre Brasil e Portugal.
O Itamaraty tem recomendado, no entanto, que os doadores priorizem ajudas em dinheiro, por meio de PIX fornecido por instituições credenciadas. É que fica mais fácil adquirir os produtos que a população está precisando neste momento. O governo brasileiro foi obrigado a agir para conter a disseminação de fake news espalhadas em Portugal, principalmente, pelo líder da extrema direita, André Ventura, do partido Chega. Em nenhum momento a embaixada do Brasil se negou a receber as doações feitas pelos brasileiros e pelos portugueses, como ele disse.
Saiba Mais
-
Política Bolsonaro recebe alta após 11 dias de internação
-
Política Ministério Público pede multa a Lula por pedir votos para Boulos
-
Política Novo DPVAT: Lula sanciona com vetos lei do seguro obrigatório de veículos
-
Política Promotor pede condenação de jornalista perseguido por Carla Zambelli com arma
-
Política Padilha destaca "celeridade" do Congresso para aprovar medidas para o RS
-
Política Análise: Lula já politizou socorro aos gaúchos