Alguns alpinistas sonham em escalar o Monte Everest uma única vez na vida. O nepalês Kami Rita Sherpa, 54 anos, conseguiu uma façanha que, provavelmente, nenhum outro homem irá superar. Nesta quarta-feira (22/5), Kami venceu os 8.849m do Everest e chegou ao topo do mundo pela 30ª vez, batendo novamente o próprio recorde. Detalhe: apenas 10 dias depois da 29ª vez. Em 31 de maio de 2023, Kami falou com exclusividade ao Correio Braziliense, quando tinha acabado de concluir a 28ª subida ao Everest.
Na ocasião, ele se recordou de quando decidiu alcançar o cume pela primeira vez. "Foi em 13 de maio de 1994. Ficar de pé no topo da maior montanha do mundo foi uma nova sensação para mim", disse o nepalês. Kami prefere manter a humildade e vê o Everest apenas como um trabalho. Ele guia equipes de alpinistas durante a escalada.
"Não se trata tanto de uma atração (pelo Everest), mas mais de meu trabalho. Com a ajuda de Deus, tenho sido capaz de conquistar algumas coisas", admitiu.
- Monte Everest: vídeo em 360° mostra alpinistas a mais de 8 mil metros de altura
- Monte Everest: por que alpinistas terão que levar suas próprias fezes na descida da montanha
- Guia que escalou o Monte Everest relata os perigos das aventuras
O "Senhor Everest", como ficou conhecido, contou ao Correio que nunca menosprezou os riscos da aventura. "Sempre há perigos na minha ocupação. Ninguém sabe quando uma avalanche vai ocorrer ou quando o tempo vai mudar", disse. "Eu sei da dificuldade do meu trabalho. Embora eu tema a morte, este é meu trabalho e eu me preparo para fazê-lo." Desde a década de 1920, 330 alpinistas morreram durante a tentativa de chegar ao topo. Pelo menos 200 corpos estão na montanha, ante a impossibilidade de serem resgatados.
Veja momento em que a equipe de Kami chega ao local pela 29ª vez, em 2023:
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br