SOLIDARIEDADE

Portugal envia 300 quilos de roupas de inverno para vítimas de enchentes no RS

A remessa das doações foi possível a partir da negociação da embaixada do Brasil com autoridades portuguesas e empresas aéreas. Voo da Latam decolou de Lisboa para São Paulo na manhã desta sexta-feira

Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil em Portugal, ao lado das doações que foram enviadas ao Brasil  -  (crédito: Embaixada do Brasil em Portugal)
Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil em Portugal, ao lado das doações que foram enviadas ao Brasil - (crédito: Embaixada do Brasil em Portugal)

Lisboa — Com apoio da embaixada do Brasil, um voo da Latam partiu nesta sexta-feira (17/05) de Lisboa com doações para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Segundo o embaixador Raimundo Carreiro, foram enviados 300 quilos de roupas de inverno — casacos, ededrons e cobertores — em razão das baixas temperaturas no sul do país.

“Essa é a primeira remessa de bens doados pela comunidade brasileira em Portugal e por cidadãos portugueses. Outros voos estão sendo negociados”, disse.


A estimativa é de que as doações colhidas em Portugal passem de 200 toneladas. O embaixador garantiu que tudo será enviado ao Brasil, graças a parcerias entre as autoridades portuguesas, o governo do Brasil e a sociedade civil local. O voo Latam JJ 8147 decolou de Lisboa às 9h50 (horário local) e pousará em São Paulo. A empresa aérea doou o espaço e o mesmo deve ocorrer no caso de outras companhias que fazem voos entre Brasil e Portugal.


O Itamaraty tem recomendado, no entanto, que os doadores priorizem ajudas em dinheiro, por meio de PIX fornecido por instituições credenciadas. É que fica mais fácil adquirir os produtos que a população está precisando neste momento. O governo brasileiro foi obrigado a agir para conter a disseminação de fake news espalhadas em Portugal, principalmente, pelo líder da extrema direita, André Ventura, do partido Chega. Em nenhum momento a embaixada do Brasil se negou a receber as doações feitas pelos brasileiros e pelos portugueses, como ele disse.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 17/05/2024 10:06 / atualizado em 17/05/2024 10:07
x