IGREJA

Vaticano publica normas para concessão do "perdão divino"

Segundo documento, católicos podem receber indulgência em peregrinações ou caso se dediquem a visitar pessoas que se encontrem em necessidade ou dificuldade

A concessão de indulgência é tema sensível na igreja católica desde a época da idade média -  (crédito: Filippo Monteforte/AFP)
A concessão de indulgência é tema sensível na igreja católica desde a época da idade média - (crédito: Filippo Monteforte/AFP)

O Vaticano publicou, nesta segunda-feira (13/5), normas para que católicos possam ser perdoados pela igreja. As normas, proclamadas pelo Papa Francisco, preveem peregrinação à Roma e “obras de misericórdia e de penitência”. A concessão de indulgência é tema sensível na Igreja Católica desde a época da idade média, quando surge a reforma protestante, que critica a venda do perdão divino por quantias de dinheiro. 

O documento faz parte do Jubileu Ordinário de 2025, evento da igreja celebrado a cada 25 anos. Segundo o texto, pessoas podem obter o perdão em peregrinação à Roma, à Terra Santa (entre Palestina e Israel) e outros lugares definidos pelas autoridades religiosas. O papa ainda prevê a concessão por meio da visita a lugares sagrados. 

De acordo com a publicação, os “fiéis verdadeiramente arrependidos” podem ser perdoados se “se deslocarem para visitar por um côngruo período de tempo os irmãos que se encontrem em necessidade ou dificuldade (doentes, presos, idosos em solidão, pessoas com alguma deficiência...)”. Também é possível obter o perdão abstendo-se de “distrações fúteis” e “consumos supérfluos”.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 13/05/2024 18:02
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação