INTERNACIONAL

Putin surpreende e faz substituições na cúpula militar russa

Agências de notícias estatais apontam que Sergei Shoigu não é mais o responsável pela defesa militar da Rússia

Apesar de Putin ser constitucionalmente obrigado a nomear um novo grupo de ministros após as novas eleições, surpreendeu a substituição de Shoigu por Belousov -  (crédito: Mikhail KLIMENTYEV/POOL/AFP)
Apesar de Putin ser constitucionalmente obrigado a nomear um novo grupo de ministros após as novas eleições, surpreendeu a substituição de Shoigu por Belousov - (crédito: Mikhail KLIMENTYEV/POOL/AFP)

O presidente russo Vladimir Putin substituiu o ministro da Defesa do país, Sergei Shoigu. O decreto foi publicado neste domingo (12/5), segundo agências de notícias estatais.

Shoigu agora é secretário do Conselho de Segurança da Rússia. Com a mudança, o economista Andrei Belousov será o ministro da Defesa — ele foi escolhido por lista de nomeações feita pelo Conselho da Federação, uma espécie de parlamento russo.

"Shoigu continuará trabalhando neste setor, (...) que conhece muito bem por dentro, com seus colegas e parceiros de seu antigo lugar de trabalho", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Apesar de Putin ser constitucionalmente obrigado a nomear um novo grupo de ministros após as novas eleições, surpreendeu a substituição de Shoigu por Belousov. Isso porque Putin apoia Shoigu desde 2012 — mesmo com revezes na guerra contra a Ucrânia e até mesmo com uma rebelião do grupo paramilitar Wagner.

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 12/05/2024 17:56 / atualizado em 12/05/2024 17:56
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação