Tráfico de Drogas

Uma tonelada de metanfetamina é apreendida na Tailândia

Avaliada em mais de 25 milhões de dólares (R$ 128 milhões na cotação atual) no mercado internacional, a substância foi encontrada durante a inspeção a um caminhão na província central de Nakhon Nayok

O chefe interino da Polícia Nacional da Tailândia, Kittharath Punpetch (centro L) e o vice-primeiro-ministro Anutin Charnvirakul (centro R) estão ao lado de outros oficiais em frente a caixas de metanfetamina cristal, durante uma conferência de imprensa em Bangkok em 12 de maio de 2024 -  (crédito: Tananchai KEAWSOWATTANA / THAI NEWS PIX / AFP)
O chefe interino da Polícia Nacional da Tailândia, Kittharath Punpetch (centro L) e o vice-primeiro-ministro Anutin Charnvirakul (centro R) estão ao lado de outros oficiais em frente a caixas de metanfetamina cristal, durante uma conferência de imprensa em Bangkok em 12 de maio de 2024 - (crédito: Tananchai KEAWSOWATTANA / THAI NEWS PIX / AFP)

As autoridades tailandesas apreenderam uma tonelada de metanfetamina cristalizada, em uma das maiores apreensões desta droga já registradas no país, informou a polícia neste domingo (12/5).

Avaliada em mais de 25 milhões de dólares (R$ 128 milhões na cotação atual) no mercado internacional, a substância foi encontrada durante a inspeção a um caminhão na província central de Nakhon Nayok.

O chefe da polícia nacional, Kittharath Punpetch, disse que sua força, o Exército e autoridades locais monitoraram vários grupos contrabandistas e tomaram conhecimento de um plano para transportar uma grande quantidade desta droga.

Kittharath declarou em entrevista coletiva que 40 sacos de metanfetamina cristalizada, com peso total de uma tonelada, foram encontrados no caminhão.

O motorista foi preso, mas investigadores acreditam que o chefe da rede criminosa seja um tailandês que mora em um país vizinho.

A Tailândia é uma importante rota de trânsito para as drogas ilícitas produzidas na região do chamado "Triângulo Dourado", na fronteira entre o norte do país, o Laos e Mianmar.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 12/05/2024 16:09