Os líderes do grupo palestino Hamas aceitaram os termos de uma proposta de cessar-fogo com Israel negociada pelos governos de Egito e Catar.
Em um pronunciamento na segunda-feira (6/5), o grupo diz ter informado sua decisão aos países mediadores.
O governo de Israel ainda não se pronunciou sobre a questão após a afirmação do Hamas.
Detalhes do plano ainda não foram divulgados, incluindo a duração da possível trégua ou o que ela significaria para a situação dos reféns isralenses mantidos em Gaza.
Abertura de passagem
Mais cedo, durante um telefonema com o presidente dos EUA, Joe Biden, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, falou sobre a abertura da passagem de Keren Shalom para ajuda humanitária.
Situada no território israelense ao lado da divisa entre Gaza e o Egito, a passagem é uma das principais rotas utilizadas para entrega de auxílio humanitário ao território palestino.
Alegando "motivos de segurança", forças israelenses haviam mantido a passagem fechada durante a segunda-feira (horário local). ]
Segundo a Casa Branca, Netanyahu afirmou no telefonema que concordava em "garantir" a reabertura da passagem para entrada de ajuda humanitária.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br