Xenofobia

Brasileiro agredido na Irlanda denuncia xenofobia; ‘Agressão racista’

Segundo a vítima, o agressor perguntou qual era o país de origem antes das agressões. Crime ocorreu na cidade de Limmerick, enquanto ele voltava do trabalho para casa com o irmão

Roberto Gomes Júnior, de 33 anos, atacado na noite de sábado (13/4) em Limmerick, na Irlanda, relatou ter sido vítima de xenofobia. Natural de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, o brasileiro mudou-se para a Europa há cerca de dois anos. Atualmente, está matriculado em um curso de inglês e trabalha meio período em um indústria hospitalar.

Roberto foi surpreendido por volta das 22h30 de sábado, quando voltava do trabalho para casa acompanhado de seu irmão. Em entrevista ao jornal irlandês Irish Times, Gomes relatou ter sido abordado por um desconhecido, que o questionou sobre sua origem.

“Tudo aconteceu muito rápido. Eu nem tive tempo de me defender. Não tenho dúvidas de que se tratou de uma agressão racista, porque quando ele (o agressor) percebeu que não éramos irlandeses, disse "Ok" e nos bateu (...) Caí direto no chão e foi então que percebi que estava coberto de sangue. Foi como viver um pesadelo”, disse o brasileiro.

Com a violência sofrida, Roberto viu um sonho virar pesadelo e faz planos para deixar o país. “Eu estava prestes a sair. Eu só estava tentando juntar algum dinheiro para voltar ao Brasil, mas agora depois disso estou com medo de ficar aqui. Meus planos de partir em junho provavelmente serão antecipados”, disse ao jornal local Limmerick Post.

“Cada vez que me olhar no espelho de agora em diante, verei a cicatriz e lembrarei que isso aconteceu na Irlanda. É traumatizante”, contou Gomes ao Irish Times.

 

Mais Lidas