A Guatemala decretou nesta terça-feira (30) emergência de saúde nacional diante do aumento dos casos de dengue, uma epidemia que já deixou 9 mortos e mais de 14.600 pessoas doentes no país desde janeiro.
A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde, que pediu aos órgãos públicos e privados do setor que coordenem ações com a pasta a fim de prevenir surtos.
- Dengue: Brasil ultrapassa 4 milhões de casos prováveis
- Ministério da Saúde confirma 290 mortes por dengue no Distrito Federal
- Atenção aos sintomas pode evitar casos graves de dengue
No começo de março, o governo do presidente Bernardo Arévalo decretou alerta epidemiológico nacional "devido ao início da temporada em que aumenta a transmissão da dengue no país".
A incidência mundial da doença cresceu consideravelmente nas últimas duas décadas e a América Latina é a região onde são registrados 80% dos casos, segundo o ministério guatemalteco.
No ano passado, a dengue deixou 118 mortos e provocou cerca de 65 mil casos na Guatemala, superando o recorde de 2019, quando foram mais de 50 mil casos, segundo estatísticas oficiais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou em abril de 2023 que a dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos estão se propagando bem além de suas áreas habituais, devido às mudanças climáticas.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br