O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, promulgou, na quarta-feira (3/4), uma lei que cria o estado da Guiana Essequiba, território que hoje pertence à Guiana.
No discurso durante a cerimônia de promulgação, Maduro disse que a lei atende ao desejo da maioria dos venezuelanos em referendo consultivo de 3 de dezembro de 2023. Na ocasião, mais de 90% que foram às urnas disseram apoiar a anexação de Essequibo, da Guiana, ao território da Venezuela.
Maduro destacou que “em 75 anos de história da Venezuela, os diferentes governos mantiveram a posição sólida e justa de não reconhecer a Corte Internacional de Justiça (CIJ) como órgão para resolver a controvérsia sobre a Guiana Esequiba”.
Em um artigo da lei, é proibido a criação e veiculação de mapas políticos da Venezuela que não mostrem o estado da Guiana Essequiba.
“A ExxonMobil, o Comando Sul e o presidente da Guiana estão errados sobre a Venezuela. Muito errados na sua posição de desapropriação imperial, na sua posição bélica, na sua posição ameaçadora”, disse Maduro.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br