Um grupo de 34 mexicanos que residiam no Haiti foram repatriados a bordo de uma embarcação militar devido à intensificação da violência e à crise política no país caribenho, informou o governo do México nesta segunda-feira (1º).
A chanceler Alicia Barcena afirmou na coletiva de imprensa presidencial matinal que os mexicanos resgatados são 24 mulheres e dez homens. No grupo há sete menores de idade e quatro funcionários diplomáticos.
"Foi necessária uma operação muito especial, na qual a embarcação da secretaria da Marinha navegou para águas próximas do Haiti e resgatou estes 34 compatriotas que já estão no caminho de volta e vão chegar às nossas costas", disse a chanceler.
- Assassinato de menina no México leva ao linchamento de suposta sequestradora
- As exigências de líder de gangue do Haiti para permitir a formação de novo governo
Na coletiva foram apresentadas imagens dos mexicanos entrando em um helicóptero para serem levados à embarcação, já que o aeroporto de Porto Príncipe está fechado em meio às hostilidades.
O Haiti, que já enfrentava uma profunda crise política e de segurança, sofre um recrudescimento da violência desde o início de março, quando várias gangues uniram forças para atacar locais estratégicos da capital.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br