ALEMANHA

Brasileira que sofreu racismo em Berlim desabafa: 'Crime de ódio'

Gabriela Monteiro disse que o caso foi um crime de ódio e que "foi uma experiência horrível"

A ativista e designer Gabriela Monteiro publicou nas redes sociais um desabafo relembrando a agressão racista que sofreu em Berlim, na Alemanha, há um ano, em março de 2023.

Na ocasião, ela e o namorado, Dominik Haushahn, viram um grupo de oito pessoas fazendo piadas sobre o cabelo dela, provocando e humilhando a brasileira. Além dos atos racistas, seu companheiro acabou agredido fisicamente, após tentar impedir as humilhações.

A artista diz que o caso foi um crime de ódio e que ficou com medo de circular pela cidade. "Foi uma experiência horrível", comentou. 

"Este caso foi mais do que apenas um ataque. Esta covardia que aconteceu conosco foi um crime de ódio com um motivo racista e sexista e precisa ser nomeado como tal. Foi o pior momento da minha vida", escreveu.

Gabriela comentou uma notícia recente sobre o caso, que dizia que três dos agressores se entregaram às autoridades. Eles têm entre 20 e 23 anos e são investigados por agressão corporal em grupo. Outros 5 suspeitos são procurados.

"A Alemanha é o país que eu escolhi para viver e me proporcionou momentos maravilhosos, mas há pouca discussão pública crítica sobre o que gera tantos crimes de ódio neste país. Não somos todos iguais. Devemos respeitar as diferenças de cada indivíduo", completou.

Como foi o ataque racista

Gabriela estava com o companheiro no metrô de Berlim quando um grupo de 8 pessoas começou a rir alto e fazer comentários agressivos sobre a aparência de Gabriela e o cabelo dela.

Um deles tentou tirar fotos de Gabriela e ela se recusou a se fotografada. "O homem tentou mais duas vezes tirar uma selfie comigo. Depois da terceira tentativa dele, tentei tirar o telefone da mão dele. O grupo disse coisas agressivas como 'Em Berlim, as coisas não são assim'", escreveu Gabriela.

Quando o casal tentou deixar o trem na estação Alexanderplatz, três dos homens perseguiram Dominik e o agrediram. Gabriela tirou foto dos agressores, que depois foram usadas pela polícia.

Gabriela e o parceiro cobram que o homem que riu do seu cabelo e tentou tirar foto também seja responsabilizado.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Gabi Monteiro (@gabimonteiroreau)

Mais Lidas