Pelo menos 18 pessoas morreram na tentativa de recuperar a ajuda humanitária lançada no norte da Faixa de Gaza. De acordo com anúncio feito nesta terça-feira (26/3) por autoridades locais, 12 pessoas morreram afogadas no mar e outras seis em um tumulto no local. O caso ocorreu na segunda-feira (25/3), na costa perto de Beit Lahia, com pacotes de mantimentos lançados por aviões dos Estados Unidos.
Israel controla a entrada de qualquer ajuda por via terrestre pela passagem de Rafah, fronteira com o Egito, fazendo com que muitos países optem por lançar auxílio por aeronaves.
Por meio de um vídeo que circula no X (antigo twitter) é possível ver o momento em que vários Palestinos, na tentativa de conseguir coletar a ajuda, correm em direção ao mar enquanto caixas caiam de paraquedas.
O movimento islamista Hamas, pediu para cessar as operações feitas por aeronaves e abrir acessos terrestres ao território.
Essa não é a primeira vez em que palestinos são atingidos durante entregas de ajuda humanitária. No começo do mês de março, cinco pessoas morreram esmagadas por pacotes lançados de aviões em Gaza.
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes
**Com informações da AFP
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde As misteriosas partículas "fantasmas" buscadas por cientistas do maior acelerador de partículas do mundo
-
Mundo Atentado em Moscou: BBC verifica acusações contra a Ucrânia
-
Mundo Daniel Alves pode receber fiança de 1 milhão de euros de volta; entenda
-
Mundo Daniel Alves: amigos pagaram fiança do jogador, diz jornal
-
Política Lula e Macron: o que une e o que afasta o presidente francês do brasileiro
-
Mundo Tripulação fez alerta sobre perda de controle de navio antes de colisão