SPACEX

SpaceX faz melhor voo teste da Starship, mesmo com destruição da nave; veja

Tentativa de lançamento ocorre após duas tentativas falhas em 2023

A SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, lançou seu terceiro voo de teste do foguete Starship nesta quinta-feira (14/3), que foi considerado o mais bem-sucedido até então. A nave chegou perto ao pouso, mas cerca de 50 minutos depois do lançamento, o contato foi interrompido no espaço.

A Administração Federal de Aviação norte-americana (FAA) emitiu na quarta-feira (13/3) a licença de lançamento necessária para voar o protótipo. A FAA afirmou que a SpaceX "atendeu a todos os requisitos de segurança, ambientais, políticos e de responsabilidade financeira".

Os outros dois lançamentos acabaram com explosões em momentos diferentes de missão. Na primeira tentativa, em abril de 2023, uma falha fez os motores se desligarem e forçou a empresa a acionar um sistema de destruição para explodir o foguete Super Heavy e a nave, ainda acoplados.

Já o segundo, em novembro de 2023, o foguete Super Heavy explodiu novamente, desta vez depois de se separar da Starship. A terceira e última missão, que foi lançamento do Starship desta quinta-feira, é considerado melhor voo teste do foguete porque o objeto nunca havia conseguido ir tão longe. Segundo a SpaceX, a Starship estava rumo à reentrada na órbita terrestre, 50 minutos após ter decolado.

A Starship deverá ser usada para realizar voos de carga no programa Artemis, uma série de missões que a Nasa, a agência espacial americana, planeja para levar humanos de volta à Lua, a partir de 2026.

Veja:

Mais Lidas

Tags