O Partido Trabalhista britânico obteve, nesta sexta-feira (16/2), uma vitória dupla contra os conservadores nas eleições legislativas parciais de dois círculos eleitorais, um novo golpe para o primeiro-ministro Rishi Sunak em pleno ano eleitoral.
Grande favorito nas pesquisas para se tornar primeiro-ministro após as eleições legislativas marcadas para este ano, o líder trabalhista Keir Starmer comemorou um "resultado que mostra que o povo quer mudança".
- Reino Unido entra em recessão após PIB encolher 0,3% no 4º trimestre
- Putin é 'responsável' por morte de Nalvany: as reações internacionais ao falecimento de opositor russo
Starmer, que reorientou o Partido Trabalhista para posições mais centristas e a quem as pesquisas dão uma clara vantagem, parece bem posicionado para derrubar os conservadores, que estão no poder há 14 anos.
Rishi Sunak, à frente do governo há 16 meses, afirmou que estas duas eleições ocorreram em "circunstâncias difíceis" para o seu partido, em plena crise econômica, e estimou que Keir Starmer e o Partido Trabalhista não despertaram "um enorme entusiasmo" entre os britânicos.
Após este novo revés, o Partido Conservador perdeu 10 eleições parciais desde as eleições gerais de dezembro de 2019, o pior resultado para um governo britânico desde a década de 1960.