Um grupo de 13 orcas está preso em uma corrente de gelo na costa de Hokkaido, no norte do Japão. As baleias foram encontradas por um drone nesta terça-feira (6/2).
Elas foram vistas lutando na água que fica a cerca de 1 km da costa de Rausu, na península de Shiretoko, que é um patrimônio mundial da Unesco famoso por sua abundante vida selvagem.
As orcas foram vistas agrupadas e pareciam estar tirando a cabeça da água para respirar. As baleias orcas, diferentes de outros cetáceos (animais predominantemente marinhos e pertencentes à classe dos mamíferos), ficam submersas só por alguns minutos.
Ao jornal NHK, o especialista marinho Seiichiro Tsuchiya, que avistou as baleias relatou como estavam os animais: "Vi cerca de 13 baleias assassinas com as cabeças para fora de um buraco no gelo. Elas pareciam estar lutando para respirar, e parecia que havia três ou quatro filhotes".
De acordo com um relatório do jornal japonês Yomiuri, o gelo à deriva estava se movendo em direção ao sul e chegou à costa de Rausu na manhã de terça-feira. O jornal também lembrou que em 2005, nove baleias morreram depois de ficarem presas no gelo em Rausu.
As autoridades da cidade disseram que o gelo espesso impossibilitou o acesso ao grupo - e que só podiam observar e torcer para que o gelo quebrado se rompesse, permitindo que as orcas saíssem. Um funcionário da Rausu disse à NHK que a única alternativa é esperar o gelo derreter. "Não temos escolha a não ser esperar que o gelo se quebre e que eles escapem por esse caminho".
Os animais já estão a cerca de seis horas no local.
Saiba Mais
-
Mundo Em caso de afastamento de Charles III, saiba quem assumirá o trono
-
Mundo Explosão em fábrica de fogos de artifício na Índia deixa oito mortos
-
Mundo O que se sabe sobre o câncer do rei Charles 3º
-
Mundo O que faz o rei Charles 3º e o que muda com o diagnóstico de câncer
-
Mundo Gravação revela pedido de ajuda desesperado de palestina de 6 anos
-
Mundo Sem-teto têm direito de dormir em espaços públicos? O caso no Supremo dos EUA
-
Mundo 3 fatores que explicam por que incêndios no Chile causaram tanta destruição
-
Mundo Portugal deve se mirar no Brasil para combater a ultradireita, diz cientista político
-
Mundo Príncipe Harry viajará a Londres após diagnóstico de câncer do rei Charles