INTOLERÂNCIA

Mais de 150 que prestaram homenagem a Navalny são condenadas na Rússia

O ativista Navalny morreu na sexta-feira, aos 47 anos, em uma colônia penal no Ártico, onde cumpria uma pena de 19 anos

 Manifestantes ousam e saem às ruas de Moscou em apoio ao líder  -  (crédito:  Sergei Gapon / AFP)
Manifestantes ousam e saem às ruas de Moscou em apoio ao líder - (crédito: Sergei Gapon / AFP)

A justiça russa condenou neste fim de semana a penas de prisão pelo menos 150 pessoas detidas em manifestações em homenagem ao opositor Alexei Navalny, falecido na sexta-feira na prisão, por violarem a legislação, segundo informações dos tribunais neste domingo (18).

Em São Petersburgo, noroeste do país, os juízes condenaram no sábado e domingo 154 pessoas a penas de até 14 dias de prisão, indicam decisões publicadas pelo serviço de imprensa dos tribunais dessa cidade, a segunda maior da Rússia.

Grupos de defesa dos direitos humanos e meios de comunicação independentes registraram mais condenações semelhantes em outras cidades.

O ativista Navalny morreu na sexta-feira, aos 47 anos, em uma colônia penal no Ártico, onde cumpria uma pena de 19 anos.

Foram detidos neste fim de semana pela polícia, em dezenas de cidades, centenas de russos que foram depositar flores ou acender velas em sua homenagem nos locais onde são lembradas as vítimas da repressão da era stalinista.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 18/02/2024 21:44 / atualizado em 18/02/2024 21:44
x