Uma imagem impressionante de um jovem urso polar dormindo em um iceberg, feita pelo fotógrafo amador britânico Nima Sarikhani, foi eleita a vencedora do prêmio Wildlife Photographer of the Year People's Choice Award (Prêmio Escolha Popular de Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano, em tradução livre).
“A imagem comovente e de tirar o fôlego de Sarikhani nos permite ver a beleza e a fragilidade do nosso planeta”, disse Douglas Gurr, diretor do Museu de História Natural de Londres, na Inglaterra.
“A imagem instigante é um lembrete claro do vínculo entre um animal e seu habitat e serve como uma representação visual dos impactos negativos das mudanças climáticas e da perda de habitat.”
Sarikhani fez a imagem depois de três dias procurando ursos polares em meio à espessa neblina do arquipélago norueguês de Svalbard.
Os fotógrafos da vida selvagem e os fãs da natureza de todo o mundo foram convidados a votar a partir de uma seleção de 25 imagens.
Quatro outros finalistas de destaque foram classificados pelo prêmio como “altamente elogiado”.
'A Tartaruga Feliz' de Tzahi Finkelstein
Finkelstein estava posicionado em seu esconderijo fotografando pássaros costeiros quando avistou uma tartaruga dos Balcãs caminhando em águas rasas.
A libélula pousou inesperadamente no nariz da tartaruga e ele capturou o momento.
'Murmuros de Estorninhos' por Daniel Densescu
Dencescu passou horas seguindo pássaros estorninhos pela cidade e subúrbios de Roma, na Itália.
Finalmente, em um dia sem nuvens de inverno, o bando tomou a forma de um pássaro gigante.
'Paternidade Compartilhada' por Mark Boyd
As grandes felinas partiram para caçar na noite anterior, deixando os cinco filhotes do bando escondidos durante a noite em densos arbustos.
Retornando de sua missão mal sucedida, elas chamaram os filhotes para a pastagem aberta e começaram a cuidar deles.
'Geleias de Aurora' de Audun Rikardsen
As águas-vivas lunares enxameiam nas águas frias do outono de um fiorde nos arredores de Tromsø, no norte da Noruega, iluminadas pela aurora boreal.
Abrigando seu equipamento em uma caixa à prova d'água feita por ele mesmo, Audun utilizou uma única exposição, assim como seu próprio sistema para ajustar o foco e a abertura durante a exposição.
As cinco imagens serão exibidas online e na exposição que as acompanha no Museu de História Natural de Londres, até 30 de junho de 2024.
Todas as fotos têm os direitos autorais da Wildlife Photographer of the Year
- De café no Japão a música na Rússia: como capivaras viraram fenômeno no mundo
- O megaenxame de cigarras que deve emergir pela 1ª vez em 200 anos nos EUA
- As incríveis imagens ganhadoras de concurso de fotos de jardim
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br