A pintura Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, foi atacada neste domingo (28/1), no museu do Louvre, em Paris, na França. Duas ativistas jogaram sopa na obra de arte, que estava protegida por um vidro.
O objetivo do ato foi protestar contra as mudanças climáticas e a insegurança alimentar. "O que é mais importante? A arte ou o direito a um sistema alimentar saudável e sustentável?", disseram após a ação.
- Agência da ONU para refugiados palestinos perde apoio financeiro
- Hamas anuncia balanço de 26.257 mortos desde o início da guerra
Elas chegaram a passar pela barreira de isolamento para chegar mais perto da pintura.
As imagens do momento circulam nas redes sociais e mostram o público que estava no local espantado com a situação. O vídeo mostra funcionários do museu cobrindo as duas com telas de tecido preto.
As ativistas fazem parte da "Riposte Alimentaire" (Resposta Alimentar), uma organização francesa. Em comunicado, a instituição informou que a intenção do protesto era destacar a necessidade de proteger o ambiente e as fontes de alimentos.
A pintura Mona Lisa já sofreu outros ataques de manifestantes. Em 2022, a obra foi coberta com creme em outro protesto também focado no meio ambiente.
https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/01/6789882-5-passos-para-acessar-o-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde 'Comer bem, dormir e fazer exercício é mais eficaz que qualquer remédio anti-idade', diz Nobel de química
-
Ciência e Saúde O que acontece com corpo quando se para de tomar café
-
Mundo Os sinais de 'preparação para guerra' feitos pela Coreia do Norte
-
Diversão e Arte 'As Viagens de Marco Polo': a verdadeira história do best-seller do século 14
-
Mundo Milei chama Petro de "assassino comunista" e gera crise com a Colômbia
-
Mundo Sem teto nem perspectivas, milhares de palestinos de Gaza se amontoam em fronteira com Egito