O Museu Britânico e o Museu Victoria e Albert devolverão artefatos de ouro e prata da corte real Ashanti de Gana saqueados durante a época colonial, anunciaram os museus nesta quinta-feira (25).
"Objetos de ouro e prata relacionados à corte real Ashanti serão exibidos em Kumasi ainda este ano, como parte de um empréstimo de longo prazo acordado entre o Museu Britânico e o Museu Victoria e Albert", disseram os museus em comunicado conjunto.
"Será a primeira vez em 150 anos que muitos destes objetos serão exibidos em Gana", acrescentaram.
O acordo de empréstimo de longo prazo para as peças surge em um momento em que museus e instituições internacionais estão cada vez mais dispostos a devolver peças africanas saqueadas pelas antigas potências coloniais britânicas, francesas, alemãs e belgas.
Os itens devolvidos incluem uma espada Mponponso de 300 anos usada nas cerimônias de juramento dos Asante e um cachimbo de ouro da paz, entre outros.
Os objetos foram roubados após a Terceira Guerra Anglo-Ashanti, em 1874, e incluem um total de 32 peças, 15 do Museu Britânico e 17 do Museu Victoria e Albert, ambos em Londres.
Eles ficarão expostos em Kumasi, sede do reino Ashanti, no Museu do Palácio Manhyia por até seis anos, segundo o palácio real.
Saiba Mais
-
Diversão e Arte 'Maestro': quem foi Felicia Montealegre, atriz retratada em novo filme da Netflix
-
Política Quem é Alexandre Ramagem, deputado bolsonarista alvo da PF por suposto uso da Abin para proteger aliados e vigiar opositores
-
Mundo Deputada do partido governante sul-coreano leva pedrada na cabeça em rua
-
Mundo Trinta anos após o genocídio, Ruanda ainda exuma suas vítimas
-
Mundo Protestos pró-Morales deixam 2 mortos e 11 policiais feridos na Bolívia
-
Mundo Influente cardeal canadense é acusado de agressões sexuais